sábado, 9 de outubro de 2010

WORKSHOP "A IMAGEM MEDIEVAL: HISTÓRIA E TEORIA"

O workshop A imagem medieval: história e teoria ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, na sala 10 do Departamento de História da USP, das 14h às 18h. Ele está aberto a ouvintes e distribuirá certificado de participação a todos os que comparecerem aos dois dias do evento.
Para se inscrever, é preciso mandar um email com nome completo e filiação institucional ao seguinte endereço: mcclp@usp.br. Não há taxa de inscrição.

O workshop A imagem medieval: história e teoria, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo e pelo Groupe d’Anthropologie Historique de l’Occident Médiéval, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), pretende contribuir para a estruturação de um espaço de debate sobre a imagem medieval no Brasil. O assunto ainda é pouco estudado na academia brasileira, ao menos em parte como herança da época, não tão remota, em que a circulação de informações e, sobretudo, de fontes ainda era bastante difícil. Ora, com a revolução silenciosa dos bancos de imagens digitais e de livre acesso na internet e com os recentes e renovados investimentos nas bibliotecas públicas brasileiras, a possibilidade de trabalhar com imagens medievais no Brasil se torna mais próxima.
Essa nova situação permite recuperar as imagens medievais no contexto do projeto sempre atual dos primeiros historiadores da chamada “Escola dos Annales”, para quem tudo o que foi produzido pelo passado é potencialmente documento para o historiador. No caso da imagem medieval, há, ademais, toda uma rica e variegada tradição de estudos realizados por historiadores da arte, ainda pouco conhecidos pelos historiadores. E isso apesar de importantes experiências de colaboração em alguns centros, dentre os quais se pode contar uma das instituições promotoras do workshop, o Groupe d’Anthropologie Historique de l’Occident Médiéval, herdeiro direto dos Annales que abriga uma seção dedicada ao estudo das imagens medievais desde 1983.
Na linhagem dessas experiências, o workshop procurará destacar a importância do estudo das imagens medievais como um espaço de reflexão teórica, entendendo que esse campo de investigações pode contribuir não apenas produzindo conhecimento específico sobre realidades históricas particulares a partir da análise de fontes insuficientemente exploradas, mas também como uma atividade produtora de conceitos que podem integrar o arsenal teórico das ciências humanas e sociais.

PROGRAMA

4 DE NOVEMBRO

14h: Abertura (Maria Cristina C. L. Pereira e Eduardo Henrik Aubert)
14h15: Images and Water: Perugia's city fountain (Italy, 1277-1278) (Philippe Cordez e Susanne Pollack, Kunsthistorischen Institut im Florenz)
15h: O corpo abstinente e a "anticomida" (Wanessa Asfora, SENAC)
15h45: Intervalo
16h: A parte pelo todo: os relicários antropomorfos medievais (Vivian Patricia C. C. de Almeida, USP)
16h45: Mediação e medialização: o cartulário do Colégio de Hubant e a teoria do laço social (Eduardo Henrik Aubert, GAHOM – EHESS)

5 DE NOVEMBRO

14h: Boccaccio em movimento: imagens e seu público no Palácio Spannocchi (Siena, 1494) (Diogo Rodrigues de Barros, mestre GAHOM – EHESS)
14h45: O discurso epidítico e o conjunto escultórico do Poço de Moisés de Claus Sluter (Paloma Lima, mestre UFES)
15h30: Intervalo
15h45: Iluminações benjaminianas: na iminência da distância, imagens investidas do poder de revidar o olhar (Rita Bredariolli, UNESP)
16h30: Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac (Maria Cristina C. L. Pereira, USP)
17h15: Conclusões
17h30: Entrega dos certificados